Secretaria de Agricultura Anuncia Início das Inscrições do Garantia Safra

22 nov 2017 - 08:49

A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, anunciou o início do período de inscrições do Programa Garantia Safra para os agricultores de Poço das Trincheiras.

A adesão ao Garantia Safra só foi possível graças ao aval da prefeita Aparecida Ferreira, que tem conhecimento da importância desse programa para o pequeno agricultor do município, e assinou o Termo de Adesão ao programa. Como frisou a secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Renilmary Alencar, “a continuação do Programa no município, agradecemos a prefeita Aparecida Ferreira que disse sim, pagando o aporte municipal, dando garantia aos agricultores pocenses.”

O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) inicialmente voltada para os agricultores familiares que vivem no Nordeste do Brasil e no Norte dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, e que sofrem perda sistemática de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas, comprovando, pelo menos, 50% do conjunto de sua produção agrícola.

A secretária explicou ainda que, o Garantia-Safra 2015/2016, resultou em 909 (novecentos e nove) agricultores familiares pocenses beneficiados com o programa, recebendo neste ano, as 5 (cinco) parcelas de R$170,00 (cento e setenta reais), totalizando R$850,00 (oitocentos e cinquenta reais) por família.

Quem tem direito?

Podem participar do Programa agricultores familiares do município, com renda familiar de até, um salário mínimo e meio, e com área plantada de, no mínimo 0,6 hectares e no máximo 5 hectares, com perda de safra comprovada. O pagamento do benefício acontece através dos recursos do Fundo do Programa, composto por contribuição dos agricultores, e aportes financeiros do município, do Estado e da União.